Cerca de 94% da Potencia que entrou em operação comercial em abril vem de novos empreendimentos de fonte solar e eólica localizados nos estados de PI e RN .

Por Wecclub

As fontes de energia renováveis em solar e eólica tiveram um aumento de 94% na matriz energética dos 320MW de potencia em abril. Segundos os dados da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica Esse incremento equivale a montante de energia suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 375 mil habitantes.

Em solar este aumento representou:

  • Em operação são 1,66%
  • Construção não iniciada 42,54%
  • Em construção 6,07%.

Antes da pandemia a estimativa em fevereiro desde ano, seria que a energia solar se quadruplicaria no Brasil nos próximos 10 anos, apesar de ainda ser muito cedo para avaliar os efeitos da crise na matriz elétrica, podemos afirmar que não houve estagnação em energia solar e eólica.

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2019-2029, divulgado em fevereiro de 2020 pelo Ministério de Minas e Energia (MME), tem como
previsão que haverá uma redução na geração hidráulica, de 58% para 42% do total produzido, e aumento significativo das fontes eólica, que praticamente vai dobrar, e solar, com participação quatro vezes maior. 

Dados ANEEL

Os estados do norte e nordeste tem a maior força em potencia instalada sendo que
o Nordeste atingiu em março marca inédita, de 1.465 megawatts-pico (MWp). O recorde anterior era de 1.378 MWp, segundo a ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico

Mais isso não representa que as outras regiões não tenha potencial para gerar a energia solar como meio eficiente de substituição a elétrica, hoje 05.05.20202, por exemplo segundo a ONS as regiões do sudeste e centro oeste estão operando em solar no subsistema SIN ( Sistema Interligado Nacional) com carga de geração
528,4 MW .
Abaixo vemos a composição temporal com o comparativo 2019 a 2020 e notamos que o crescimento no mesmo período é maior em 2020 mesmo em fretando uma crise inédita mundial.

Dados ONS

O outro fator que enobrece a fonte solar é a valorização do imóvel, uma vez que teremos uma transformação no sistema elétrico e os aportes que socorreram as distribuidoras elétricas na crise, serão repassados para seus clientes dando um aumento ainda a ser calculados nas contas de energia além do reajuste anual de contrato.

Em outros países as fontes renováveis, são uma realidade ainda maior. Estudos desenvolvidos pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, demonstram que imóveis com instalação de um sistema de energia solar têm uma valorização de 3% a 6%. A análise mostrou, ainda, que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por casas que tenham um sistema fotovoltaico instalado.

O Relatório da IRENA traça as perspectivas para o horizonte 2050 diante dos desafios apresentados pela pandemia de covid-19 e aponta que renováveis podem ajudar na recuperação econômica da crise.O relatório completo disponível em inglês esta disponível no link: https://bit.ly/2A5yxc9 ou pode conferir um resumo neste reportagem do Canalenergia: https://bit.ly/3b8UWSx

Podemos citar mais outros fatores que contribuem para o investimento em solar,
Um sistema fotovoltaico bem estruturado pode reduzir os gastos com eletricidade dos consumidores em até 90% , alem das varias linhas de financiamentos que existem tanto de bancos privados como BV e o Santander e os estatais como BNDES no qual a economia gerada para quem tem sistema solar já paga a parcela do financiamento de um sistema que tem tempo médio de duração de 25 anos

Já citamos aqui em nossa Blog também como a geração solar gera empregos, renda e a descarbonização da matriz elétrica, são inúmeras vantagens a favor, mais sempre é aconselhável antes de investir e consultar um especialista para esclarecer todas as duvidas assim como uma empresa confiável no mercado, para ter certeza que esta fazendo o aporte certo.

Nos do Grupo Wec temos como objetivo descentralizar a geração de energia e evitar dinheiro gasto com taxas, impostos e serviços que não são necessários na geração solar. Prezamos por um mundo com energia limpa, infinita e sem impostos. Alem do nosso produto Wecclub que tem como objetivo maior ajudar as pequenas e médias empresas a gerar negócios com um sistema de cooperativos e apoio para que os empreendedores possam cuidar de perto do seu maior bem : seu cliente!

Pense solar, pense Wec, e vamos provar que juntos somos mais fortes!

Dados WEC