Mesmo com uma pequena retração por conta da pandemia, segundo os dados da Associação Brasileira de Energia (Absolar) o Brasil apresentou um crescimento de cerca de 1GW entre janeiro e maio deste ano
apresentou crescimento de cerca de 1 GW entre janeiro e maio de 2020, atingindo a marca de 5,5GW de potencia instalada.

Por Wecclub

A crise tem afetado diversos segmentos causando uma retração na economia, gerando um aumento no número de desemprego,acúmulo de inadimplência e um clima de incertezas na população. Isto é um fato mundial, porém mesmo que já não apresenta os mesmo índices animadores de janeiro 2020, as energias renovaveis em especial a solar tem crescido e conseguido gerar e manter empregos, dentro da crise.

Com isolamento social em abril,o consumo de energia elétrica caiu 13%
na comparação com o mesmo período em 2019, aponta estudo realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O resultado foi impactado pela diminuição das atividades comerciais e industriais, após a adoção das medidas para frear o avanço da Covid-19 no país.

Ainda no setor de energia elétrica temos o chamado conta ” conta COVID-19, que devido ao repasse que foi feito para socorrer as distribuidoras, terá que ser repassado ao cliente final com uma estimativa média de 20%, fora o aumento previsto em contrato anual que deverá acontecer a partir de 01 de julho que tem

Em uma live no dia 08 de maio o Diretor Geral da ANEEL, André Pepitone, calculo em cerca de R$ 2,79 bilhões o impacto da crise financeira, causado pelo COVID-19 no setor eletrico.

Com isso a procura por gerar sua própria energia a partir de uma fonte mais barata e limpa, aumentou além da queda dos preços dos kit fotovoltaicos fazendo com que o mercado continuasse circulando.

Outra parte que o mercado solar vem se destacando é no armazenamento de energia por baterias que
são usadas como back up, seja para viabilizar o consumo nos horários de pico, para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento ou para armazenar a energia gerada, eliminando a necessidade de conectividade na rede elétrica.
De acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance, o preço de baterias de íons de lítio despencou mais de 75% entre 2010 e 2018, sendo a segunda tecnologia que mais se barateou no setor elétrico mundial.

Conversamos com o atuante e entusiasta do setor solar Walter Corcione sobre e pegamos algumas dicas para os iniciantes no setor solar,confira a baixo:

WC- Quais o PROBLEMAS para o iniciante crescer no mercado solar?
WaC –FALTA DE UMA LEI QUE ASSEGURE OS DIREITOS DE QUEM TEM OU NÃO TEM ENERGIA SOLAR= MANTER A 482
WC-Porque alguns entrantes no setor DESENVOLVEM MAIS RÁPIDO? WaC – PORQUE OÉ FANTASTICO

WC – Quais as MELHORES PRÁTICAS para progredir após o curso? Wac – CADA EMPRESA TEM O SEU SEGREDO.

WC – Quais as informações que os EMPRESÁRIOS DE SUCESSO do solar tem que os entrantes não tem? WaC – RESILIÊNCIA

Wecclub uma infinidade de idéias que geram notícias ! Não fique de fora participe !